Mulheres acadêmicas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Ter Mar 21, 2017 10:24 pm

Sim, acho que seja possível. No entanto, é exigido do estudante (mestrando ou graduando) muita disciplina e controle emocional. E, obviamente, compreensão e colaboração dos demais membros familiares.


Última edição por Admin em Ter maio 16, 2017 9:21 pm, editado 3 vez(es)

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Ter Mar 21, 2017 11:40 pm

Acredito que conciliar estudos e família depende da configuração familiar em que vive cada pessoa. No meu caso, o avanço nos estudos, na Pós-Graduação, implicou na ruptura de uma relação estável. O desgaste sofrido nesse processo de ruptura, possivelmente, fez com que aos poucos eu optasse pelos estudos e pelo trabalho, deixando o projeto de "construção de uma família" em último plano.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua Mar 29, 2017 12:54 pm

Acredito que seja possível sim conciliar as atividades, no entanto, isso exige a cooperação de todos os membros da família e um grande esforço por parte da pessoa que tem a tripla jornada de trabalhar, estudar e "viver". No meu caso, moro com meu companheiro (que trabalha na indústria), mas não temos filhos (imagino que com filhos a coisa se complique infinitamente). Mesmo assim, já houve conflitos por causa de minha dedicação ao meu trabalho. Tivemos que conversar muito e eu esclareci que a docência e o estudo são partes importantes da minha vida (e que estão sempre lado a lado) e que eu escolhi uma área de trabalho que exige dedicação fora do local de trabalho também. Não é porque estou em casa que não estou trabalhando. Na experiência dele, o trabalho acaba ao bater o ponto no final do dia. É difícil para os homens, eu imagino, aprender a conviver com mulheres independentes e centradas em suas carreiras já que esse não é o padrão na nossa sociedade. "Dividir" a atenção e a dedicação à vida familiar com outras exigências é um trabalho em construção para mim. Meu companheiro e eu dividimos todas as tarefas domésticas e entendemos que às vezes elas ficarão de lado. Meu relacionamento anterior durou dez anos e eu não enfrentei nenhum problema naquela época, primeiramente porque meu companheiro era um "acadêmico" como eu e também porque nós não trabalhávamos formalmente, eramos bolsistas durante a graduação e o mestrado. A dinâmica era completamente diferente dadas as circunstâncias.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua Abr 05, 2017 11:40 am

Sim, tal conjugação de tarefas familiares e exigências acadêmicas é possível, desde que nos organizemos em tempo e em finanças. Tenho dois filhos - e tanto no mestrado quanto no doutorado, apesar de já separada dos pais dos meninos, felizmente pude contar com a cooperação na divisão dos encargos com as crianças. A flexibilidade de horário, possível na vida acadêmica, configurou um facilitador significativo, pois me valia de noites, madrugadas, fins de semana para conseguir cumprir as demandas diversas. Meus filhos foram especialmente compreensivos, 'absolvendo-me' de pontuais desatenções ou novos acordos nas dinâmicas pessoais e de escola.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua Abr 05, 2017 3:08 pm

Sou o exemplo que posso usar.  Trabalho, tenho uma filha adolescente e um filho adulto. Fiz dois anos de graduação e agora terei um ano e meio dedicado para pós graduação.  Conto com meu parceiro para tudo, desde o horário que acordamos ate o horário que vamos nos deitar.  Isso inclui levar filho para escola, trabalho, supermercado, pagamento de contas, solução de problemas corriqueiros, faxina (sim ele faxina comigo aos sábados) entre outras coisas. As exigências familiares, na minha casa, não são somente femininas, são do todo, são da família. Não é fácil, mas saber que posso contar com ele, me motiva a pensar em um futuro mestrado.  Somos parceiros!  Eu dele e ele meu!

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua Abr 05, 2017 8:21 pm

Sou casada há 08 anos. Me casei no mesmo ano que iniciei o mestrado. Sempre estudei e trabalhei, inclusive durante o período do mestrado. Ser casada nunca foi algo que interferiu na minha vida acadêmica, tenho um companheiro que me apoia nos estudos, nas idas em congressos, reuniões acadêmicas e nas escolhas profissionais que se conciliem com a vida acadêmica. Conto também com o incentivo e apoio emocional do meu companheiro nos momentos difíceis que a pressão da vida acadêmica impõe. Portanto, a vida acadêmica nunca foi incompatível com o modelo familiar que tenho, no qual não há uma visão de que a mulher deve cuidar do lar, das tarefas domésticas, não pode evoluir academicamente e profissionalmente. No entanto, não consigo pensar em ter filhos, tenho adiado essa decisão por alguns motivos e um deles é o fato de querer continuar a me dedicar aos estudos, finalizar um doutorado. Não consigo imaginar na minha vida atual espaço para filho, pois acredito que as demandas da maternidade, como licença maternidade, amamentação, cuidados com uma criança não são compatíveis com a dedicação que preciso ter para a realização de um doutorado e ainda me dedicar ao meu trabalho. Mesmo tendo um companheiro que divide as tarefas domésticas, a gestação é no corpo da mulher, a amamentação é algo da mulher enfim, o primeiro ano de vida de um bebê requer muito da mulher e eu priorizo outras coisas no momento.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Sex Abr 07, 2017 9:27 am

Conciliar os estudos de pós-graduação com a vida familiar é possível, mas exige dedicação e seleção de prioridades. À medida que se avança no processo de qualificação profissional, seguindo a ideia de especialização, mestrado e doutorado, se tem menos tempo livre para cuidar da vida pessoal, e às vezes o estudo é deixado de lado por surpresas como gravidez não-planejada ou adoecimento de um ente querido. É preciso que qualquer pessoa que busque estar na academia faça concessões, e por isso, às vezes, planos de formar uma família, casar, ter filhos são adiados, caso existam. Sou solteira, não tenho filhos (nem pretendo, no momento), não sou casada (nem pretendo, no momento) e relações familiares/sociais não me atrapalham na minha vida acadêmica. Para mim, o maior percalço é conciliar o trabalho com os estudos - o tempo ocupado, o dinheiro e as exigências dos chefes são os fatores que mais influenciam de forma negativa na minha dedicação acadêmica.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Dom Abr 16, 2017 11:15 pm

Eu acredito que a partir do momento em que a dedicação está voltada à vida acadêmica, as exigências familiares ficam em segundo plano. Ainda mais se existir uma terceira atividade, se trabalhar. Vejo a palavra "dedicação" como uma palavra bastante forte. Para atender a essa dedicação, significa que a preocupação está em priorizar o tempo para o sucesso da vida acadêmica.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua maio 17, 2017 4:33 am

Creio que essa "conciliação” está subordinada a alguns fatores que, nem sempre estão ao alcance da mulher quando ela é mãe e esposa, uma vez que dependem de outras pessoas. Sobretudo se essa mulher foi criada de modo tradicional, para cumprir um papel de mãe e esposa dedicadas. Eu sei que isso está ultrapassado, mas percebo que esse é um "fardo" que praticamente nasce com a filha, que desde a infância brinca de casinha, que embala a boneca e, quando chega à idade adulta, percebe-se incapaz de administrar, sem sentir culpa, o seu desejo pessoal por uma carreira bem-sucedida, com uma projeção e um discurso familiar internalizados de uma vida inteira.  É um comportamento inconsciente, mas que está lá, na sua memória física e afetiva, na imagem de uma mãe/avó/tia/vizinha "do lar" que cuidava bem da casa e dos seus.
E se isso (a culpa) ocorre com as profissionais das grandes capitais, que tiveram uma formação mais progressista, imagine a proporção do dilema enfrentado pelas mulheres interioranas, cuja educação tinha como coroamento a composição de uma família bem estruturada. Aqui, também deve-se levar em consideração fatores como o econômico e o cultural: já que uma família mais abastada poderia proporcionar uma educação voltada a uma formação acadêmica contínua, ao passo que uma família mais simples proporcionaria aos filhos uma educação básica e que os inserisse no mercado de trabalho, em colocações inferiores e mais precocemente, o que dificultaria sua dedicação a uma posterior vida acadêmica mais sólida.
Portanto, ainda que a mulher tenha sido criada nesses padrões e sinta um pouco de culpa, por abandonar a casa e a família, seu respaldo será muito maior e melhor se o(a) parceiro(a)/família/filhos compreenderem essa necessidade de aperfeiçoamento pessoal dela. No entanto, a não compreensão de tais exigências da mulher, pelo(a) parceiro(a)/família/filhos, fatalmente acarretará uma escolha entre a carreira e a composição familiar.
Não há culpados sobre tal problemática, haja vista ser uma questão do papel social atribuído à mulher, desde sempre, em uma sociedade machista, misógina e que desconsidera a potência do feminino – o que deve ser desconstruído diariamente. Conheço excelentes profissionais que sofrem com esse estado de coisas opressor: se não é a família, no papel do parceiro(a), pais e filhos, são os chefes e os colegas de trabalho e academia. De modo que se transformar em uma profissional de relevância, depende da desconstrução de discursos e comportamentos internalizados, o que tira da zona de conforto e que demanda uma opção. Cada escolha, uma renúncia! E se agora a mulher é capaz de eleger prioridades, talvez isso se faça com algum sacrifício moral, mas que deve ser levado adiante, para que se conquiste espaços e não se viva na sombra de outrém.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua maio 17, 2017 10:04 am

Conciliar a vida acadêmica com a familiar (e muitas vezes a profissional, ainda) não é tarefa fácil para as mulheres. Entendo que carregamos um peso a mais em nossas costas por sermos do sexo feminino. Ainda não tenho filhos, mas já considero a minha rotina um pouco tumultuada, uma vez que compete a mim manter a casa mais ou menos organizada (porque totalmente é impossível), além de ter que me dedicar à minha profissão e aos meus estudos (segunda graduação e pós EAD). Acredito que as mulheres acadêmicas, de um modo geral, acabam impondo prioridades no seu dia-a-dia para dar conta de tudo. Eu mesma só consigo estudar quando meu namorado se ausenta, pois me sinto mais livre para ler e escrever meus trabalhos, por isso, me organizo para dar conta dos estudos no turno da tarde, no período de segunda a sexta. Enfim, percebo que (ainda) não é fácil ser mulher, mãe, esposa e acadêmica na sociedade em que vivemos.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty vida acadêmica e exigências familiares

Mensagem por Admin Qua maio 17, 2017 12:28 pm

É bastante difícil conciliar as duas coisas. É necessário muita vontade e energia extra para dar conta da vida acadêmica, tarefas domésticos, as exigências familiares e também no meu caso o trabalho. É possível conciliar, mas creio que algumas das tarefas ou exigências de ambos não serão realizados com a atenção necessária, algo não vai ficar exatamente como gostaríamos. Creio que só realmente quem está muito focado na atuação acadêmica e possui metas bem definidas, segue os dois caminhos. Também é necessário organizar-se, aproveitar o tempo da melhor forma possível, de acordo com as necessidades de cada parte. Mas, não é todo mundo que conclui até o fim aquilo que se propõe, porque devido as exigências, dificuldades, cansaço ou até mesmo sanidade, muitos abandonam a caminhada antes da sua conclusão.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua maio 17, 2017 12:35 pm

É muito difícil conciliar tudo que temos que fazer com a vida acadêmica....algumas coisas do dia a dia ficam de lado para conseguir entregar a demanda do estudo...no meu caso não tenho filhos ou marido, porém, tenho familiares que dependem de mim como minha avó. Apesar disso consigo equilibrar os afazeres deixando de lado coisas que incomodam quando deixadas por muito tempo de lado como a limpeza da sua casa ou seus cuidados pessoais. Uma vez queria cortar o cabelo e tive que adiar por mais de dois meses por não conseguir achar tempo para fazer. Mas é possível sim , apesar de ter muita cobrança por atenção ou por tempo de outras pessoas , a maioria das vezes a ausência dessa atenção acaba sendo perdoada. O mais difícil é você conciliar o trabalho e estudos , já que o trabalho demanda tanto tempo de atenção quanto o estudo e por este motivo vc deve se desdobrar para atender as demandas que a vida lhe envia. Se vou não for uma mulher estressada no final você consegue superar tudo.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua maio 17, 2017 1:13 pm

Creio ser bem difícil conciliar estudos, casa, filhos, trabalho... Fiz meu ensino médio e graduação à noite e trabalhando o dia inteiro. Quando me formei saí do emprego para me dedicar aos estudos e nisso eu já estava casada, mas não tinha filho. Produzi artigos, apresentei trabalhos, fiz cursos e duas especializações e já trabalhava como professora. Tive muitos problemas pessoais e em 2014 engravidei, pois queria muito um filho. Consegui passar em concurso público quando meu bebê estava bem pequeno. Consegui estudar, pois estava em licença. Hoje tenho 48 horas de trabalho semanais, casa e meu filhote. Gostaria muito de voltar a me dedicar aos estudos, pois quero fazer mestrado, mas por enquanto meu bebê ainda precisa muito de mim e o trabalho de casa (limpeza, contas, mercado), no qual sou responsável, me toma muito tempo, além do trabalho docente. O meu desejo é esperar o meu bebê ficar um pouco mais independente para eu fazer o mestrado, pois meu salário aumenta consideravelmente com esta titulação.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qua maio 17, 2017 7:34 pm

Não é fácil estudar, trabalhar e cuidar da família ao mesmo tempo, mas no momento em que decidi voltar a estudar pensei em muitos fatores que teria que enfrentar durante este percurso. Creio que com organização e responsabilidade consigo encaixar durante meu dia tudo o que tenho que fazer , tanto na vida familiar quanto na vida estudantil.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty RESPOSTA

Mensagem por Admin Qua maio 17, 2017 9:52 pm

Admin escreveu:Sim, acho que seja possível. No entanto, é exigido do estudante (mestrando ou graduando) muita disciplina e controle emocional. E, obviamente, compreensão e colaboração dos demais membros familiares.  
COM CERTEZA ESTE É O OBJETIVO DISCIPLINA E AUTO CONTROLE PARA PODER VENCER OS DESAFIOS

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qui maio 18, 2017 9:34 am

Sim, claro! Nós mulheres fazemos isso há muito tempo. É preciso ter disciplina e uma rede de apoio, pois sozinho não se vai longe.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qui maio 18, 2017 12:12 pm

É possível sim! Contudo, é preciso bastante disciplina para atender às demandas. Além de ter muita humildade e pedir ajuda. Não adianta ser orgulhosa e querer fazer tudo sozinha! Se pudermos contar com nossos pares melhor ainda. A mulher é multifacetada e multifuncional, mas precisa ter um controle sobre isso.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty DESAFIOS NOS FAZEM CRESCER

Mensagem por Admin Qui maio 18, 2017 4:54 pm

É possível conciliar trabalho, estudo, casa, filhos.... , mas tudo isso só é possível quando temos um objetivo, uma meta.
Aprender coisas novas nos dão ânimo, vida nova, principalmente quando estamos na "meia idade" e as facilidades do estudo a distância (EAD), nos proporciona a programarmos nossa agenda, conforme tempo disponível, sem deixarmos de sermos mãe, dona de casa, mulher, ...

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty é possível

Mensagem por Admin Qui maio 18, 2017 7:27 pm

Sim ,é possível ,fazemos muitas coisas por vezes ,é massante mas creio que de forma ordenada e regrada consigamos nos dedicar aos estudos com muito interesse.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Qui maio 18, 2017 9:33 pm

Sim, apesar de algumas exigências considero possível.
Confesso que cursar duas graduações, trabalhar, estagiar e ainda dedicar-se à família e namorado possam não ser tarefas tão fáceis assim! Mas, a o esforço e a vontade são mais influentes do que os níveis de preocupações constantes. Conciliar tudo sem misturar conteúdos e compreender os mesmos, estimular o interesse e a linguagem para expressá-los, não se preocupar com os trabalhos para fazer e entregar enquanto está trabalhando, obter concentração e criatividade para planejamento de aulas e ainda ter o tempo para a família, consiste em uma exigência pessoal e social em realizar todas as tarefas com dedicação e perfeição e assim exigindo e procurando manter uma organização e conscientização do que estamos realizando. Acredito que para alcançarmos nossos sonhos, metas ou objetivos, devemos lutar e correr atrás. Aparentemente pode parecer difícil, e sim, pode ser um pouco... Mas acredito que buscando manter vínculos com nossa auto-estima, tudo se encaixa no momento certo e é possível realizar tudo com gratificação. Smile

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Dom maio 21, 2017 10:51 am

Considero ser possível, mas não é fácil. Muitas vezes é preciso foco e força de vontade para não desistir, além de aceitação e apoio da família.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Ter maio 23, 2017 4:09 pm

Na minha experiência isso foi possível. Sou solteira e sem filhos.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Admin Dom Jun 04, 2017 9:16 pm

Acredito que é possível sim, pois quando realmente se quer algo, dá-se um jeito. É difícil, mas quando se coloca um objetivo como prioridade, se consegue. Claro que precisa de muita dedicação e organização.

Admin
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 21/03/2017

https://pesquisademestrado.directorioforuns.com

Ir para o topo Ir para baixo

Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo? Empty Re: Considera possível se dedicar à vida acadêmica e conciliar as exigências familiares ao mesmo tempo?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos